sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LIDERANÇAS E LIDERADOS
Tenho aprendido através do mundo corporativo, e com alguns líderes diretores na Secretaria de Fazenda, que o chefe ditador é coisa do passado. Hoje está em evidência o líder contemporâneo que estimula seus subordinados a obediência, ao crescimento de cada um em suas áreas específicas, até por que quando vencemos os desafios, lideranças e liderados são parabenizados e todos saem ganhando.
Todos nós temos a obrigação diante de Deus e da instituição da qual fazemos parte e até assinamos contrato de trabalho, no sentido de fazermos o melhor de nós para somar êxito no cumprimento das tarefas a nós confiadas...
O ambiente de trabalho é sagrado, por que é daqui que recebemos o sustento de nossas famílias, e precisamos também nos conscientizar de que “passamos mais tempo no trabalho e nas conduções do que com nossas próprias famílias, mais uma razão para o saudável exercício recíproco do companheirismo”!
Agora, claro que o poder continua sendo a ferramenta necessária para o líder, por que, ‘após as tentativas de se fazer acontecer o cumprimento do dever de forma educada não funcionando, a punição deve ser usada para servir de exemplo, à partir do próprio infrator. Por que continua a visão lógica: ‘Manda quem é autoridade e obedece quem tem juízo’.
Claro que existem também inversões de valores onde o líder retroage a idade da pedra e comete abuso de poder, aí existe um remédio jurídico chamado ‘Assédio moral’.
“Sabemos também ser muito mais confortável o exercício da subordinação do que da liderança, por que também quem não aprende a obedecer dificilmente saberá liderar”.
Assinado, parte integrante desse grupo.
Aluizio Araujo, funcionário da Andef lotado na Secretaria deo Estado de Fazenda ll
Rio 01/11/10
araujoaluizio@click21.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário